DIREÇÃO

Presidente da Direção: Nuno Gomes Oliveira

Ambientalista, sócio fundador do FAPAS, doutorado em biologia pela Universidade de Coimbra, investigador do CEGOT (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território).

 

Vice-presidente: Miguel Dantas da Gama

Ambientalista, sócio fundador do FAPAS e da Quercus, licenciado em engenharia electrotécnica pela Universidade do Porto, autor de livros sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), representante das ONGAs/CPADA no Conselho Estratégico do PNPG e no Conselho Consultivo de Cooperação da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés.

 

Vice-presidente: Lucília Guedes

Bióloga com pós-graduação em Gestão Ambiental e o Curso de “Gestão de Projetos de Educação Ambiental” promovido pelo Instituto de Promoção Ambiental; É coordenadora de projetos de Educação Ambiental— Requisitada ao abrigo do protocolo entre o Ministério da Educação e do Ambiente, na coordenação de Projetos de Educação Ambiental no FAPAS (1998-2019). Coordena as Jornadas Anuais sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental bem como ações de formação creditadas para docentes. É coautora de algumas publicações-brochuras de apoio a projetos de Educação Ambiental nas escolas.

 

Tesoureiro: Emília Araújo

Ambientalista, fundadora da Quercus e do FAPAS, licenciada em Economia pela Universidade do Porto.

 

Secretário: Serafim Riem

Ambientalista, fundador da Quercus e do FAPAS, licenciado em Economia pela Universidade do Porto, Mestre em Conservação da Fauna Selvagem pela Universidade de León (Espanha) e pós-graduado em Arboricultura Urbana pelo Instituto Superior de Agronomia.

 

Vogal: Jorge Pedro Sousa

Docente e investigador no campo do Jornalismo, doutorado em Ciências da Informação – Jornalismo pela Universidade de Santiago de Compostela, agregado em Ciências da Comunicação – Jornalismo pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, professor catedrático de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa.

 

Vogal: José Alberto Gonçalves

Professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na área da Engenharia Geográfica. Investigador do CIIMAR (Centro de Investigação Interdisciplinar Marinha e Ambiental)

 

Vogal: Carlos Pereira da Cruz

Ambientalista, sócio fundador da QUERCUS, licenciado em Engenharia Química, empresário, auditor, formador, consultor e autor de livros na área da gestão, qualidade e ambiente)

 

Vogal: Ana Sofia Vaz

Ambientalista, doutorada na área da biodiversidade e serviços dos ecossistemas pela Universidade do Porto e Lisboa. Investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Granada, no Instituto Inter-Unversitário de Andaluzia (CEAMA), e no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).

 

Vogal-suplente: Vítor Seco

Docente e investigador na Área do Comportamento Organizacional, Doutorado pelo ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Investigador no CAPP – Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP.

 

Vogal-suplente: Gabriel Moreira

Licenciado em Engenharia Mecânica e fotografo da Natureza

 

Vogal-suplente: Jorge Moreira

Ambientalista, investigador colaborador do Centre for Functional Ecology, Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra e do Grupo Societies and Environmental Sustainability na Universidade Aberta. Área de investigação: Ética e Educação Ambiental. Licenciado em Ciências do Ambiente, minor em Conservação do Património Natural e pós-graduado em Cidadania Ambiental e Participação. É consultor da revista O Instalador.

 

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: José Pissarra

Doutorado em Biologia pela Universidade do Porto, Professor Associado no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências UP. Investigador no BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas e no GreenUPorto - Sustainable Agrifood Production Research Centre.

 

Vogal: Álvaro Reis

Ambientalista, sócio fundador da QUERCUS, licenciado em Engenharia Química, mestre em Ciências das Zonas Costeiras, autor de livros sobre a Ria de Aveiro e sobre Erosão costeira e Ordenamento do litoral. (http://ondaseventania.blogspot.com)

 

Vogal: Luzia Sousa

Licenciada em Biologia, desempenha funções na Unidade de Cultura da Reitoria da Universidade do Porto.

CONSELHO FISCAL

Presidente: Maria do Céu Oliveira

Ambientalista, Professora aposentada, Licenciada em História pela Universidade do Porto.

 

Vogal: Luís Rodrigues

Ambientalista, Sócio fundador do FAPAS, Formação em Cirurgia arbórea pelo Jardim Botânico da Universidade de Madrid.

 

Vogal: Luísa Marques

Licenciada em Biologia pela Universidade do Porto com mestrado em Biologia/Geologia em contexto escolar, docente do Ministério da Educação, Colaboradora do FAPAS desde 1985.