Características da actividade:

Para pássaros.
Esforço e dificuldade baixo.
Tempo: 1 a 2 horas.

Procedimento

As pequenas aves, mais conhecidos por pássaros ou passeriformes, tal como todos os outros seres, precisam de água, principalmente quando as temperaturas são muito altas ou muito baixas. Podemos ajudá-los criando um local com água fresca onde estes possam bebericar ou banhar-se. Os novos visitantes vão ficar agradecidos e levarão muita diversão para perto de si. Se não os afugentar poderá até fotografá-los.

Estes banhos podem ser colocados no seu jardim ou pátio e deverão conter sempre água, seja esta da torneira ou da chuva.

 

Aspectos a considerar

É muito fácil criar pequenos espaços com água fresca para os pássaros. Contudo, é necessário que se respeitem algumas regras:

• O recipiente para água deverá ser largo (pelo menos 30 cm de diâmetro) e pouco profundo (cerca de 10 cm);

• Deverão ser colocadas algumas pedras e areia ou gravilha para criar apoio em recipientes escorregadios;

• Os pássaros estão vulneráveis enquanto se banham. Afaste o recipiente de locais onde os predadores se possam esconder (como arbustos) mas não demasiado para não ficar excessivamente exposto.

• No verão é importante assegurar que não seca; no inverno verifique se há formação de gelo e remova-o sempre que possível.

 

Como construir

Aqui ficam algumas sugestões de técnicas que poderão ser combinadas de forma criativa para instalar um ponto de água para pássaros que possa atrair o maior número de espécies:

Técnica 1 – Seleccione o seu recipiente, por exemplo, uma tina larga, uma salva de ferro ou até uma tampa de caixote do lixo, e o local onde o pretende colocar. Coloque o recipiente sobre uma base firme (se não tiver, uma pilha de tijolos serve também) de forma a elevá-lo do chão. Disponha algumas pedras, areia ou gravilha no fundo para formar apoio para as aves e também para evitar que o recipiente vire ou se mova com facilidade; coloque a água.

Técnica 2 – Se o seu recipiente o permitir, pendure-o sob uma estrutura firme. Verifique se o fundo é escorregadio e, se for o caso, disponha pequenas pedras e areia ou gravilha no fundo.  

Técnica 3 – Poderá comprar estruturas em pedra ou metal destinadas ao banho de pássaros e seguidamente colocá-lo no seu pátio ou jardim. Tenha em consideração que o fundo pode ser escorregadio pelo que deverá colocar alguma areia ou gravilha. 

Após a montagem resta aguardar e prestar atenção à chegada de visitantes. Não se esqueça de fotografar e partilhar as suas fotos.



Saber mais em: