As XVIII Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental para a Sustentabilidade, promovidas pelo FAPAS, tiveram lugar em Vimioso, em parceria com a Câmara Municipal local e com o apoio Institucional da APA, ICNF e DGEST em 6 e 7 de maio.

Encontro Nacional vocacionado a alargar o conhecimento sobre questões sócio-ambientais e favorecer a troca de experiências e aprendizagens, destina-se a um público eclético com predominância aos educadores. Assim, no primeiro dia a tónica incidiu sobre a “fauna e flora de Trás-os-Montes”, sobre a temática “serviços de ecossistema” e de como o conhecimento destes e daqueles constitui ferramenta útil no suporte à tomada de decisão para a gestão dos ecossistemas, da paisagem e da socio-economia. Abordaram-se também os aspectos que ligam a conservação da natureza à economia local, nomeadamente na renaturalização e na observação de aves.

O segundo dia teve destaque para a temática do voluntariado e de como este tem assumido cada vez mais uma posição de relevância na sociedade atual. Falou-se da micologia e de trilhos de interpretação da natureza, excelentes ferramentas para as escolas, com benefícios à economia local. Por fim, falou-se sobre a visão das Ciências Sociais e da sua importância na Biodiversidade e no Desenvolvimento Sustentável, sendo que as escolas têm um papel fundamental no desenvolvimento de projetos participativos para mudanças de comportamentos, face ao falhanço das políticas globais e locais e da insuficiência na abordagem dos média. A tónica final incidiu sobre os saberes plurais e de cidadania.

O evento incluiu também um conjunto de oficinas dinamizadas por especialistas nestas áreas, visitas guiadas, atividades culturais e manifestações artísticas a animarem o jantar convívio que reuniu participantes de todo o Continente, Madeira e Açores.

Calorosos e oportunos debates, oradores de Excelência, uma contínua colaboração da Autarquia e um bom acolhimento das gentes de Vimioso, fizeram deste evento um marco a não esquecer, pelo que nos resta agradecer a todos os que tornaram possível mais uma edição das Jornadas.

Veja as fotos das Jornadas aqui