Dê uso aos seus tablets, telemóveis e computadores durante o máximo de tempo possível!

Para o fabrico de tablets, computadores, telemóveis ou outros aparelhos electrónicos, são necessários vários minerais tais como o cobre, cobalto, e o chumbo. Com o grande crescimento populacional e tecnológico dos últimos anos, também a procura por estes materiais não para de aumentar!


Qual o problema da exploração destes materiais?

As minas de onde provem estes minerais existem um pouco por todo o planeta, tendo a sua exploração enormes impactos no ambiente, desde que a exploração é planeada, até muito depois do momento em que a exploração é encerrada, promovendo a erosão e poluição dos solos, da água, e do ar.
A título exemplificativo, na Republica Democratica do Congo é extraído o famoso coltan, colocando a extraordinária biodiversidade do Kivu em perigo: devido não só à caça ilegal dos últimos gorilas e de elefantes, para alimentar os mineiros, até à desflorestação insustentável para obter madeira para construção e aquecimento e para alargar as minas!

O que posso fazer para diminuir a procura de explorações mineiras?

A forma mais intuitiva de contribuir para uma exploração mais sustentável destes minerais é mesmo pensar nisto antes de mudar de telemóvel ou de computador portátil! Se estes ser tornaram mais lentos, procure primeiro outras soluções para recuperar a capacidade deles, antes de os trocar por um novo! Lembre-se que ao diminuir o consumo destes minerais, não só está a contribuir para um melhor ambiente mas também para evitar os conflitos armados e condições desumanas características destas explorações em países menos desenvolvidos!